PROFª CAROL aulas dadas haha próximas aulas haha
Veja aqui o cronograma de aulas.
PROFª MEL aulas dadas haha próximas aulas haha
Veja aqui o cronograma de aulas.
TURMA DE ENREDO: AULA 1 - SOM E RITMO (parte 1)
Postado por
08 janeiro 2018
Oi gente! Como vão vocês? Espero que muito bem e com a criatividade muito aguçada porque hoje a gente vai trabalhar isso hahaha <3
Eu sou a That One Army, mas vocês podem me chamar de Gí.
Vou tentar fazer com que as aulas sejam breves mas detalhadas, de modo que vocês possam absorver muito conteúdo novo.
Escrever é mais do que juntar sílabas de uma forma coesa e postar pra alguém ler. Se você fizer isso, sinto muito, mas ninguém vai ler.
Ao longo das aulas eu vou ensinar alguns mecanismos de escrita que vocês podem (e devem) usar para aprimorar a sua escrita e suas estórias.

Aula 1 - Som e Ritmo (Parte 1)

Talvez você esteja pensando: o que o som tem a ver com a minha história? Muito! Por mais que normalmente seu leitor leia a história em voz baixa, sem pronunciar as palavras, mesmo que inconscientemente, o som e o ritmo são fundamentais para que a narrativa corra de uma maneira fluída.

O ritmo é a sequência de tempos, a repetição, sucintamente falando. Dentro dele existem algumas coisas que vocês podem usar para reforçar a ideia central do enredo:

Anáfora: É a repetição proposital de uma palavra ou um grupo de palavras para que a ideia se fixe na mente do leitor.
   Ex: O amor… Ah, o amor. Substantivo abstrato, o amor é aquilo que te move.

Assonância: É a repetição harmônica de vogais numa frase para intensificar o ritmo e produzir efeito sonoro no texto.
   Ex: “Juro que não acreditei, eu te estranhei, me debrucei sobre seu corpo e duvidei e me arrastei e te arranhei e me agarrei nos teus cabelos.”

Aliteração: A aliteração é p contrário da assonância, é a repetição de consoantes.
    Ex: O rato roeu a roupa do Rei de Roma.

Viram como é simples? São coisas fáceis que vocês podem usar para intensificar e “profissionalizar” o texto de vocês.
Para concluir, vou deixar um exercício para vocês treinarem a questão da aliteração, okay?
Vou mandar um e-mail para cada uma com as informações do exercício, tudo certinho.

Preencha a chamada para eu saber que você compareceu à aula!
Vou criar o grupo do hangouts essa semana, e o encontro vai ser na sexta, às 19:00.

Beijinhos e até mais!!




Nenhum comentário: