PROFª CAROL aulas dadas haha próximas aulas haha
Veja aqui o cronograma de aulas.
PROFª MEL aulas dadas haha próximas aulas haha
Veja aqui o cronograma de aulas.
Turma de Enredo - Aula 2 - Concisão
Postado por
31 janeiro 2018


Oi meninas. Peço desculpas por não ter postado a aula semana passada, eu ainda tô com um problema que não consegui resolver, mas hoje eu finalmente consegui postar a aula. 
Algumas de vocês estão com duas faltas, e ninguém me entregou o exercício da semana retrasada... Então se vocês não derem um sinal de vida até semana que vem, as aulas serão descontinuadas. Se apenas uma ainda quiser continuar na turma, eu vou continuar postando as aulas e conversando com você. Mas eu peço que vocês por favor me avisem.

Hoje eu quero falar um pouco sobre concisão. O que é um texto conciso? Um texto conciso não significa necessariamente um texto curto. 
Definição de concisão:
Característica ou atributo daquilo ou de quem é conciso; qualidade de quem fala ou escreve com clareza e de modo breve; brevidade, precisão: a concisão caracteriza um bom texto.” 

Um exemplo prático para vocês entenderem o que é concisão. Observem esse parágrafo:

“Então Lorena abriu os olhos. Já eram nove da manhã. Estava atrasada. Lorena bocejou, espreguiçou-se e levantou de sua cama. Colocou os dois pés no chinelo, foi pé por pé ao banheiro e lá entrou. Fechou a porta, depois parou em frente ao espelho. Abriu a torneira, encheu a concha de sua mão com água e a jogou em seu rosto. Pegou a escova de dentes, colocou a pasta e começou a escovar seus dentes.”

Notaram como o parágrafo está cheio de detalhes, até demais?! Eu não estou dizendo que detalhes são ruins, pelo contrário. Mas quando você sobrecarrega sua narrativa com eles, sua escrita fica pesada, desconfortável.

Lorena abriu os olhos, já eram nove da manhã. Atrasada, levantou-se e foi até o banheiro. Lavou o rosto e escovou os dentes.”

Um parágrafo grande se transformou em um parágrafo pequeno, sem que a essência sumisse. Eu gosto de comparar o ato de escrever ao de lapidar um diamante. Você tem que lapidar e se esforçar para que consiga uma jóia o mais brilhante possível. Escrever também é assim. É preciso cortar detalhes desnecessários, coisas que estão sobrecarregando o texto e ofuscando o seu brilho. 
O texto deve ser claro, conciso e coeso.
O exercício já está no email de vocês.
Não sumam, por favor. E se forem sumir, avisem!
Preencham a chamada.

Um comentário :

  1. Gostei da comparação. Acho que é mais um das minhas milhares de analogias e frases favoritas.

    ResponderExcluir